quarta-feira, 25 de abril de 2012

Regras

Bem, vamos falar de regras. As regras básicas do futebol, são fáceis, apesar de muitas mulheres acharem a coisa mais difícil do mundo entetender o que é um impedimento, ou um escanteio. Muita gente nem entende por que é necessária a presença de um juíz em campo.
Vamos lá.
Eu comecei a gostar de futebol quando eu só tinha 9 anos, e como hoje eu tenho 26, tudo ficou muito simples para mim, mas tentarei passar-lhes tudo da forma mais clara possível.
Então tá, vou começar falando sobre o campo de futebol... Todo mundo sabe que o campo de futebol é um retângulo enorme, que tem várias marcações, e essas não são à toa, pois cada uma tem uma importante função para o jogo acontecer, e não apenas o fato de marcar o penalti na grande área, ou a saída de bola.
O campo para um jogo oficial deve ser de gramado ou de grama sintética, que é conhecida por estar presente nos campos de futebol society, e também em grandes estádios em outros países, esse tipo de grama ainda não existe no Brasil em campos oficiais, aqui ainda se usa o gramado natural, como nos Aflitos, Arruda e na Ilha do Retiro, os principais estádios de Pernambuco. Abaixo um desenho de um campo de futebol oficial e suas marcações.


Como podem observar, um campo de futebol tem várias linhas, onde todas elas tem uma função expecífica.
Vamos começar pela linha central, esta linha é a divisória entre os dois times, em alguns momentos do jogo, início dos 2 tempos do jogo e quando um dos times marca o gol. Cada time deve ficar do seu lado do jogo, o que é decidido no início com uma clássica jogada de moeda pelo juíz onde este joga para cima e cada time escolhe entre cara e coroa. 
O Círculo Central é onde a bola fica neste início, lá dois jogadores do time que tem a saída da bola, aquele que escolhe bola no cara e coroa, tocam primeiro na bola, os outros jogadores devem ficar fora do círculo, principalmente do time adversário, devendo o arbitro (juíz) do jogo, só dar o apito inicial quando este círculo estiver livre. 
As Linhas Laterais, dos dois lados do campo, marcam o fim do campo desses lados, ou seja, quando a bola passar por essas é marcado lateral e o último time que tocou na bola perde a posse para o adversário, que deve bater com as mãos e sobre a cabeça, podendo correr o risco de reversão, que significa a troca do direito do lateral. Mas voltando a saída da bola, o lateral só deve ser marcado quando a bola sair totalmente do campo de jogo, ou seja, quando a bola toda ultrapassar a linha lateral, essa regra também vale para os escanteio, as linhas de fundo e também para o gol. Por falar em linha de fundo, vamos a ela. 
A Linha de Fundo também é chamada de linha de escanteio, quando a bola passar dessa linha podem ocorrer duas coisas, 1º se o time que estiver atacando for o último a tocar na bola antes dela sair pela linha de fundo, ocorrerá um Tiro de Meta, que é quando o goleiro tem a posse da bola e deve bate-la com os pés e de dentro da pequena área, iniciando assim um reinício do jogo. 2º se o time que estiver defendendo tocar na bola antes da saída pela linha de fundo, o time que está atacando terá a posse de bola, isto se caracteriza Escanteio. 
O escanteio deve ser batido entre a linha lateral e a linha de fundo do campo, do mesmo lado que bola saiu, onde se localiza a Bandeira de Escanteio. 
A Área é formada pela Meia Lua, Grande Área, Pequena Área e a Marca do Penalti. A Marca do Penalti é muito simples, ela serve apenas para bater o penalti, é o local onde a bola deve ficar quando um jogador for bater um penalti. 
A Meia Lua também é usada apenas quando ocorre um penalti, pois marca, assim como a Grande Área, o limite que os jogadores adversários podem ficar quando um penalti for batido. 
A Grande Área, além de ter uma das suas funções citada acima, também demarca o limite que o goleiro do time pode pegar na bola com as mãos e também quando ocorre uma falta dento dela, é marcado um penalti. Para concluir o que é a Área de um campo vou falar da Pequena Área. 
A Pequena Área além de ser usada na hora que se bate um tiro de meta, como mencionado acima, também é uma área de proteção ao goleiro, pois neste lugar, ele não pode ser tocado quando estiver numa disputa pelo ar, momento considerado falta,  e quando ocorre uma falta do time que defende no time que ataca dentro destá pequena área, é marcado tiro indireto, que é uma falta que pode ter barreira e deve ser cobrada em dois toques, diferente de um penalti quando é feita na grande área. 
Com isso fica faltando apenas o GOL, algo que com certeza todas conhecem, mas só pra deixar claro, o gol é o maior momento do futebol, é quando a bola atravessa as traves que o goleiro adversário defende, e é marcado um ponto para o time que o marcou.
Com isso concluo meu segundo post, onde esclareci o que é um campo de futebol. No próximo post eu vou falar sobre a Bola e os Jogadores, até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário